sábado, 20 de agosto de 2011

Jonathan Moffett fala de Michael Jackson


Entrevista com : Jonathan Moffett
Para Owens Valmai.
2/3/11
Ele excursionou, tocou e gravou com alguns dos melhores artistas do nosso tempo. Ele é um músico, compositor e produtor, com uma carreira de 32 anos. A sua bateria poderosa e única técnica lhe rendeu o respeito e reconhecimento em todo o mundo, mas por dentro é humilde, amoroso e espiritual, com um divertido e ingênuo senso de humor. Ele é Jonathan Moffett, e eu tive o prazer de falar com ele recentemente em uma entrevista exclusiva em profundidade sobre sua carreira e seu relacionamento pessoal e profissional com Michael Jackson.
Valmai: Jonathan, que fez sua primeira turnê com a família Jackson em 1979 e novamente em 1981, mas a maior foi a Victory Tour, em 1984. Como foi essa experiência para você pessoalmente?
Jonathan: Foi absolutamente maravilhoso, porque até então não havia passeios desta magnitude. Eles estavam tentando fazer algo sem precedentes na música e shows. Foi a maior turnê que já tinha feito. Foi absolutamente incrível, o tamanho da encenação, a produção. Havia criaturas teatrais, como era na Broadway. O show de abertura foi uma mistura de rock and roll, pop e R & B. Eles tinham um vídeo na frente do show, havia todos os tipos de coisas.
Os elementos diferentes unidos em uma escala maciça, porque era uma das poucas vezes em que alguns artistas em realizar grandes estádios, para mostrar cada um estava em um grande estádio. O show foi enorme, na verdade muito grande. Nós não poderíamos levá-lo para a Europa pelo mesmo preço. Era muito caro para levar para a Europa ou em qualquer lugar no exterior, devido à magnitude do show que foi muito grande. Era muito caro. Nós não teria ganho nenhum dinheiro.
Portanto, foi muito emocionante fazer algo em uma escala que não tinha sido feito antes, para fazer história fazendo essa turnê. Foi muito emocionante, e havia muitos elementos nele. O show foi realmente ótimo. Novos álbuns foram promovidos, Thriller, Off the Wall, três grandes álbuns de Jackson, então este passeio promovido três álbuns de todas as grandes músicas. Foi realmente maravilhoso.
Valmai: Sim, eu teria tido a chance de vê-lo. Eu teria gostado.
Jonathan: Bem, eles estão falando para fora sobre o vídeo, em DVD agora. Eu ouvi um boato de que eles pudessem desenhar, e também a história de turismo, que é a última coisa que Michael fez em ’96-’97. Era uma visão incrível!
Valmai: Pode dizer-nos o momento mais memorável no palco durante um concerto, um momento em que se destacam dos demais?
Jonathan: Toda vez que eu vi Michael dançando ficava á deslumbrar-me com algo que nunca o tinha visto fazer antes, e eu sempre pensei que tinha visto tudo. Eu olhei para ele, não tirava os olhos dele e ele ficou em torno de mais do que eu pensava que era possível. Será que o “moonwalk” de forma rápida e suave do que em qualquer outra época teria visto antes e foi como uma máquina, como Terminator, como uma espécie de irreal ser humano ou um robô, sabe? Eu o vi fazer coisas incríveis, deslumbrantes.
Valmai: Jonathan, eu tenho algumas perguntas sobre Michael agora. Você trabalhou com ele por muitos anos depois ele se tornou um artista solo. Como estava em turnê com ele? Existe alguma experiência que você pode compartilhar esse momento, que era engraçado ou triste ou brilhar acima do resto?
Jonathan: Eu tenho que dizer que trabalhar com Michael era incrível, absolutamente incrível! Excede Digo isso porque ele era um gênio, e mais do que um gênio muitas vezes. Michael era um verdadeiro gênio. Seus dons e talentos, suas danças e suas músicas só indicam que ele era um gênio, você sabe? Todos, em qualquer lugar na Terra, era apaixonada por ele. O som deles e seus movimentos, sua imagem, sua natureza, ou seja, era realmente talentoso e abençoado.
Trabalhar com ele, observando e aprendendo com ele, um gênio, eleva suas habilidades, sua visão, seu ponto de vista, as suas capacidades e possibilidades. Foi ótimo para mim ter a oportunidade de trabalhar com o Michael. Eu aprendi muito com ele, trabalhar com ele sobre como fazer as coisas direito, na perfeição, conforme detalhado na dinâmica e ser maior que a vida. Esse foi um termo que sempre gostou de usar “, Tem que ser maior que a vida, e dar uma impressão nas pessoas que nunca esquecerá pelo resto de suas vidas.” Portanto, trabalhar com Michael era grande.
Vê-lo dançar em todos os concertos para mim era como ir em busca de um novo planeta, uma galáxia e uma nova descoberta, porque cada vez que você acha que conhece todos os seus movimentos, como eu mencionei antes, faz algo que deslumbra. E eu estou lá, eu deveria estar trabalhando, mas eu estou lá gritando e gritando: “Vamos Michael!” Eu sou como o ventilador do outro lado do palco, mas foi tão surpreendente quando eu fiz algo tão completa e absolutamente incrível. Toda noite eu esperava algo assim.
E sua voz era tão notável, emocionante e passional, muito mais do que a maioria das pessoas. Há poucos cantores que têm essa paixão e emoção, Stevie é um deles, mas um número muito restrito de artistas que podem causar tanta emoção. Isso, junto com a dança, imagem e visão que coloca o show é simplesmente incomparável. E a tecnologia em seus shows, sua visão e criatividade como vista no This Is It, como organizar um show e como fazer as coisas além da realidade, por assim dizer, Michael fez. Eu aprendi muito com ele e trabalhar com ele foi um dos maiores tesouros. Foi uma das melhores experiências da minha vida e minha carreira, trabalhando com ele foi absolutamente o melhor do mundo. Foi simplesmente incrível. Eu aprendi muito sobre como criar um show, teatro, shows e outras coisas.
Um dos momentos especiais podem ser encontrados em um DVD. Eu acho que é no Youtube. Nós estávamos filmando na Alemanha, uma transmissão ao vivo, e metade do show ele falou um pouco no meio do palco entre as músicas. Um pequeno inseto entra em cena. Está no chão e ele o viu. Ele está tão preocupado com esse inseto e diz: “Espere, espere, espere,há um inseto  no palco.” E as pessoas riam. Ele disse, “segurança, segurança … Venha pegar o inseto”Então as pessoas começaram a rir mais e mais, mas ele não deixou o show continuar, porque temia pisar no bug. E as pessoas começaram a bater palmas, porque tinha esse tipo de preocupação. Algo tão simples assim, tão carinhoso e emocional, como foi esse grande momento, e é um olhar para a sua vida em termos de quem ele era. Parou de uma grande produção, para proteger este pequeno inseto para que ele não se machucar com os dançarinos no palco de atuação. Então foi um momento muito especial, eu acho, algo tão simples como isso, mas muito diligente cuidado muito sobre uma vida tão pequena, foi muito especial. Isso foi uma coisa que ficou na mente, como parte do show. Sua atuação fala por si, mas fora da ação, mostra o homem que ele era.
Valmai: Sim, eu já vi esse vídeo, eu vi no Youtube.
Jonathan: Foi um momento mágico.
YouTube – Michael Jackson salva a vida de um inseto!


Valmai: Ah, sim, muito!. Jonathan, você acha que Michael ajudou a se tornar um músico melhor?
Jonathan: Absolutamente, sim, absolutamente! Trabalhar com ele e ver por trás, se tivesse o melhor assento na casa. Vendo por trás da grandeza e dimensão da ação, você vê como oferecendo dinamismo e entusiasmo em sua performance, você aprende muito no processo de criação de um espetáculo. Como em This Is It, todos puderam ver como ele lho criou, e estava backstage, durante 30 anos observando e aprendendo com ele. Então agora eu tenho uma confiança muito grande quando eu faço meus shows.
Eu estou fazendo homenagens a Michael agora e as pessoas realmente gosta. Eles se sentem como um “show de Michael.” É a ação de um homem, só eu, slides, música, voz e músicas de sua turnê. Há um monte de comentários me senti como um ” Michael show. “Foi uma grande produção. Foi apenas a minha bateria gigante e eu, e agem como se nós estávamos em turnê, como um concerto com o Michael. Isso e aprender a colocar-se o direito de slides e na hora certa, e tem trabalhou com Michael, faz o trabalho de show. Se eu tivesse o orçamento que Michael tivesse, eu poderia continuar o legado, a tradição e a classe que Michael tinha, porque eu aprendi muito com ele, vendo como ele fez isso e estar perto dele .
Valmai: Michael era um mestre na sincronização dos bailarinos e músicos, criando uma harmonia perfeita e perfeita. Você pode nos dar uma idéia de seu gênio criativo? Existe alguma história que nos poderia dizer não é conhecido ainda?
Jonathan: Bem, essa pergunta é um testemunho e uma demonstração do quanto ele sabia que sua música. Liderar o mundo inteiro para perceber quando alguém erra uma nota, uma nota em uma corda, ele sabia disso. Ele observava, “Algo está errado com essa linha. O que há com esse acorde? Há uma nota em falta.” Então, ele cantarolava a nota, cantava em voz alta “, “…” daaaaaaaaa Onde está essa nota? Esta nota era para estar lá. “Eu vi uma e outra vez para fazer isso. Mesmo com as partes de guitarra. Ele descrevia o que ele sabia, ele sabia tudo.
Quando não tínhamos bateria, peças de percussão para jogar ao computador, e se um certo ritmo ou padrão, (tivemos tantos ritmos e padrões sobre a outra) se algum elemento não estava lá, ele o sentia. Sentia tudo, e suas emoções lhe dizia que havia algo faltando. Ele pensou sobre ele e sabia exatamente qual a parte que faltava, o quão rápido ele era e impediu que a máquina funcionar sem problemas. É como um motor. Se uma válvula gagueja, gagueja, você sabe, ele podia sentir que ele não estava funcionando perfeitamente. Michael sabia todas as músicas dele bem, e sabia que quando todas as válvulas trabalhado e marcharam hora certa e lugar certo, Michael sabia quando ele estava bem, porque senti-lo emocionalmente. Ele sabia como ele criou a música. Então eu acho que foi marcante e que responde a essa pergunta. A sua banda era tão forte, porque eu sabia quando algo estava faltando.
Nós todos fizemos trabalho de casa e aprendi, deviam ter aprendido que para chegar aos ensaios. Para isso somos pagos, e ele assegurou-me, por isso gostava de Michael porque ele o fazia sem  desculpas. Ele confiou em mim totalmente, porque eu tenho a mesma mentalidade. Tinha que ser perfeito, ele deve ser bom, deve ser o que o artista quer, por que eu pago. Nunca tive que verificar se eu fiz bem o suficiente para chegar ao melhor show para ele. Eu tinha que fazer o meu melhor apenas para mostrar que ele pudesse fazer o seu melhor show. Ele me disse, e todo o show me disse. Como você vai decepcionar? Eu não posso. Essa é a minha mentalidade, não há outra maneira.
Assim, ele espera que todos estivessem bem, e por isso te contratava  pessoas que são capazes de fazer isso. Se você está com ele no palco ou nos ensaios, é porque ele confia em você está no mesmo nível de atenção e concentração e um desejo de dar o seu melhor. Agora, às vezes as pessoas ficam aquém, você sabe, são um pouco preguiçosos ou não aprendem nada de bom ou não dão um bom desempenho, como no filme, com os teclados. Foi o diretor musical e Michael teve que ensinar novamente. Então, às vezes isso acontece, infelizmente, mas a maioria de nós vem e faz o que é suposto fazer. Michael refina-lo. Ele é como um  chefe de cozinha e põe mais tempero aqui e ali, “Muda isso e muda aquilo. Joga este com uma atitude um pouco mais aqui.” Ele refina e mistura todos os ingredientes. É uma receita, e garantindo que ele é um bom prato de servir o público para apreciar a refeição musical.
Valmai: Mas eu acho que era parte de seu gênialismo. Michael parecia saber tudo sobre todos os elementos da música. E como você disse, ele sentia por dentro. Eu acho que é o que o distingue de muitos outros artistas.
Jonathan: É toda a emoção, a emoção e sentimentos. Você sabe, fazer as coisas com as emoções é como ter uma visão diferente, emocional. Eu sou assim e eu entendo isso. Poderia trabalhar com ele de forma fácil e foi fácil para mim. Ele e eu fomos cortados do mesmo pano. Ele e eu sabiamos disso, então você sabe, eu pensava que era mágica entre nós. Era algo que ele sentiu e por que ele queria que estivesse ali
Sinto-me feliz e abençoada por ter sido capaz de operar nesse nível e agradar a alguém como ele. Eu me preocupo em agradar a pessoa e fazê-los querer voltar, e eu chamaria de volta na segunda viagem foi mais importante do que fez no primeiro. A primeira vez que você está tentando provar a si mesmo. No segundo estão demonstrando que você já provou a si mesmo e você vai gostar. Então, significa que mais do que a primeira vez que trabalha com alguém.
Valmai: E você foi muito, muito sortudo. Realmente foi.
Jonathan: Eu sei, eu sei. Eu não assumo. Eu sempre aprecio e sou muito grato.
Valmai: Jonathan, as pessoas falam de uma energia em torno de Michael, uma luz. Alguma vez sentiu isso?
Jonathan: Todo o tempo, cada vez que eu estava perto dele. Então você sabe que está na presença de alguém grande. Então você sabe que está na presença de alguém especial. Basta contar o número de fãs e pessoas da multidão que o amam em todo o mundo. Ele é um homem amado por … A CNN disse que mais de um bilhão de pessoas choraram Michael de todas as áreas remotas do mundo, conhecido em toda parte. O outro homem pode causar tanta simpatia e tristeza pela sua perda?. Michael tinha algo especial, um brilho, e quando você estava na sua presença mudava completamente a atmosfera na sala.
As pessoas diziam: “Michael virá,” e todo mundo ficava nervoso. Assim que eu vi, embora soubesse que estava chegando, senti algo como um beliscão. Só por vê-lo entrar pela porta, era como se todas as moléculas do ar parasse e poderiamos pegá-las com os dedos . Era como se você pudesse ver a menor partícula, você pode ver as moléculas de ar, quando Michael entrou na sala. Mudou-los, a estrutura moleculares do ar. E essa é a equação do que aconteceu quando Michael entrava, e todos na sala sabiam e sentiam assim. A partir desse momento, mudou suas atitudes e personalidades. Eles espalharam a sua atenção, mas sempre dizia: “Há algo nele. Quando ele entra , me deixa nervoso. Eu sinto algo!” E ouvir isso de novo e de novo e eu disse: “Eu sei, eu sei. Tenho sentido desde 30 anos “.
E era tão encantador, apenas com a sua imagem. Irradia á todos uma freqüência diferente, e acho que Michael teve o maior nível de energia e sem estar em outro mundo. Seu talento e humanidade de seu espírito era tão forte, tão grande e profunda. Era uma pessoa diferente para a maioria de nós, para todos nós. Isso afetou todos que estavam ao redor dele, de líderes mundiais e as pessoas comuns, desde crianças até adultos e idosos. Toda pessoa que tem sido em torno, diz ele sentiu algo.
E é por isso que as pessoas choram. Todos absolutamente chorar. Me sentava  no palco e via as pessoas passar, como nos tempos medievais, quando as pessoas morriam de peste. Se via levantar os corpos, braços e pernas balançando, balançando  cabeças, um mar de gente,  carregando pessoas desmaiadas para frente . Havia uma fila de veículos de emergência … cinco, dez em uma fileira. Havia macas e saídas de emergência lá.
Uma a uma, as pessoas iam para a frente, às vezes uma multidão de corpos em movimento no meio da multidão que vai para o resgate de outras pessoas. Eles receberam sais de cheiro para reanimá-los. Algumas pessoas desmaiaram completamente inconsciente, você sabe, como totalmente morto, esó por estar no palco com Michael.
Eu não tinha escolha a não ser sentar-se lá para ver e maravilhar-se com ele. Foi a coisa mais poderosa de se ver, e só então para um homem no meio do palco. Mesmo os homens desmaiaram, homens e mulheres. Esse é um poder e Michael sabia disso. Eu sabia que ele era dotado de algo especial, um propósito de unir o mundo e unir as pessoas.
Valmai: No filme This Is It, você fala sobre Michael como um dom de Deus, enviado para nos ensinar a amar, como amar e como deve ser. O que você aprendeu com ele a lembrar todos os dias agora?
Jonathan: Que cada corpo é um ser humano. Além de classificações e categorias, nós somos uma raça humana. Michaeltratava á todos de forma igual, independentemente de raça, religião ou credo. Você pode ver todo o mundo na televisão, com todas as nações, todas as pessoas, amigos, inimigos,ele era sempre o mesmo. Não parava de dar  seu amor  as pessoas ou as crianças em particular. Ele amava as crianças e os visitou em hospitais.
E estas são algumas das crianças que vão crescer e decidir atacar a América, ou qualquer outra pessoa. Michael não via isso. Ele via a criança, o homem, a bênção da vida por Deus. Ele até lhes deu dinheiro e poderia pagar um rim para as mesmas pessoas que queriam receber o seu dinheiro arduamente ganho, e ele nem sequer pensava nada sobre isso.
Custasse o que custar, ele  comprava  equipamentos para hospitais de todo o mundo, as pessoas se beneficiaram do dom da vida que foi Michael, com máquinas que mantêm vivas estas pessoas nos hospitais. O rim de uma criança, transplantes que Michael pagou do próprio bolso e sem pedir nada em troca, a maioria das pessoas não sabe sobre ele depois de sua morte ou sobre tudo o que ele fez. “Ele não queria publicidade. Isso não estava nos jornais. Esse foi um dos seus critérios, que ninguém soubesse. Ele não queria publicidade porque ele fez de coração.
As pessoas dizem que Michael estava arruinado e devia de 300 á 400 milhões, mas agora é sabido que Michael foi um dos maiores, senão o maior filantropo que viveu, e tinha dado um pouco mais de 300 milhões dólares de seu próprio dinheiro. Se você tivesse dado a esses 300 milhões de dólares, eu acho que não seria quebrado, né? Não, eu duvido.
Valmai: Não, não.
Jonathan: É a mesma quantidade disseram que deveriam. Com toda a bondade e generosidade e seu amor pelas pessoas que ele nem sequer conhecia, ele deu o seu apoio e, claro, tinha problemas de dinheiro …Eu sou assim, fui criado assim. Eu vejo a transparência, as pessoas também podem ter uma pele que pode ver através, porque eu vejo o coração, o espírito. Essa é outra maneira em que Michael e eu também parecia. Nós reconhecemos as mesmas coisas uns sobre os outros. Nós dois adoramos crianças. Foi o mais perto que podemos ser de Deus, especialmente com um recém-nascido. Isso é tão próximo quanto possível ver a Deus e estar com Deus. Assim, Michael era da mesma maneira, nós olhamos para ele. Sabíamos que, sem mesmo falar sobre isso. Sabíamos como as mentes que reconhecem uns aos outros, mesmo sem dizer uma palavra.
Uma coisa que aprendi é que eu estou fazendo a coisa certa. Estou vivendo da maneira correta, sendo a mente aberta. Michael provou que funciona, ele pode trabalhar e pode fazer a diferença. Você pode se juntar a uma multidão de pessoas, pois ele fez. Desinteressada demonstrada. Então eu aprendi que é possível que Michael foi  o que ele me demosntrou
Valmai: Você acha que Michael usou sua música como uma forma de espalhar a sua mensagem?
Jonathan: Absolutamente. É evidente em sua música e canções, muitas das suas canções. Quero dizer, ele fez algumas músicas para dançar muito, mas muito de sua música é importante e há mensagem dele nela , e as pessoas apreciam de modo que eles sentem o que ele estava pregando. Eles queriam ouvir música á respeito de amor e união Muitas vezes as pessoas evitam esse tipo de música porque sentimos que estamos a dar um sermão, como se estivéssemos na igreja. Nós não queremos ouvir isso. Michael fez, tão natural que as pessoas queriam ouvir, e ele gostavam de ouvir. Não soava como um sermão ou pregação. Eles estavam curiosos ele queria mostrar a sua visão que ele os colocava ali adiante deles
Ele era um profeta em seu próprio caminho, você sabe, em sua música, um profeta moderno. Como eu disse, ele foi enviado por Deus para iluminar, como os profetas dos tempos antigos. Muitas pessoas não reconhecê-lo porque ele é diferente, e porque ele é um artista, e enviados, desta forma, como um artista, de modo que muitas pessoas ignoram a profecia de que ele estava ensinando. Seus ensinamentos de amor e preocupação, você poderá ouvir as suas preocupações “Earth Song” e outras canções em que ele pregou a sua preocupação com o planeta e as pessoas, para a humanidade, para os outros. Eu acho que é um ser humano maravilhoso. Eu acho que é uma lição para todos aprenderem e do modelo de papel em que a luz, a luz da preocupação e cuidado pelo outro. Com certeza seria um mundo melhor se assim todos fizessem.
Valmai: Eu sei, eu, né? Então eu acho que é tão importante para continuar o legado que ele nos deixou.
Jonathan: Exatamente! Eu concordo.
Valmai: O que você gostaria que 100 anos depois a geração saibam sobre o Michael?
Jonathan: Isso .. que ele era um homem de poder, o poder positivo de unir as pessoas  na época que ele viveu. Ele trouxe pessoas de todas as classes sociais, de todas as nacionalidades e como eu disse, amigos e inimigos. Ele curou seu espírito, porque ele curou muita gente com sua música e seu espírito. Estar em sua presença durante a sua visita aos hospitais, as crianças são curados milagrosamente, eles disseram. Michael deve ser lembrado como um dos seres humanos mais altruístas e sempre positivo. O que acontece é que também foi um cantor e dançarino também.

FONTE: http://falandodemichaeljackson.wordpress.com/2011/03/29/jonathan-moffett-fala-de-michael-jackson/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.