segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DANÇA DA VIDA - Dancing The Dream


DANÇA DA VIDA

Não consigo escapar da lua. Seus raios suaves cortam a cortina à noite. Eu nem tenho que ver- uma boa energia azul deita sobre minha cama e fico bem. Corro pelo corredor escuro e abro a porta, não pra tirá-la de casa, mas pra voltar à ela. “Lua, estou aqui!” eu grito.

“Ótimo!” ela responde. “Agora dance um pouco pra gente.”

Mas meu corpo começou a se mover muito antes dela dizer isso. Quando começou? Não me lembro - meu corpo sempre esteve se movendo. Desde criança eu tenho reagido à lua desta maneira, como seu lunático favorito, e não apenas dela. As estrelas me puxam, perto o bastante pra que eu veja sua encenação de brilho. Elas dançam também, fazendo um movimento suave molecular que faz meus átomos de carbono saltar no tempo.

Com meus braços abertos, eu caminho até o mar, que traz outra dança a mim. A lua dança devagar e suave com sua sombra azul na grama. Quando a maré sobe, eu ouço o coração da terra, e a sincronia se ajusta. Vejo os golfinhos pularem naquela espuma branca tentando voar, e quase voando quando as ondas os levantam para o alto. Suas caudas deixam arcos de luz como o plâncton nas ondas. Uma turma de peixes aparece, piscando em prata na luz da lua como uma nova constelação.

“Ah!” o mar diz, “Agora estamos reunindo uma platéia.”

Eu corro pela praia, chutando as ondas com o pé e desviando delas com o outro. Ouço sons baixos – uma centena de caranguejos assustados cavam seus buracos, só por precaução. Mas estou correndo agora, ora nas pontas dos dedos, ora o mais rápido possível. Jogo minha cabeça pra trás e uma nebulosa diz, “Rápido agora, gire!”

Rindo, abaixando a cabeça pra ter equilíbrio, eu giro o mais rápido que posso. Esta é minha dança favorita, porque contém um segredo. Quanto mais rápido eu giro, mais parado estou por dentro. Minha dança é movimento, silenciosa por dentro. Assim como amo fazer música, é a música nunca ouvida que nunca morre. E o silêncio é minha verdadeira dança, apesar de não se mover. Fica de lado, como meu coreógrafo de graça, e abençoa cada movimento.


Esqueci-me da lua, do mar e dos golfinhos, mas faço parte da alegria deles mais do que nunca. Tão longe quanto uma estrela, tão perto como um grão de areia, a presença sobe, cintilante com luz. Eu poderia ficar ali pra sempre, é tão amável e quente. Mas toque uma vez, e a luz reluz de repente. Me agita e me emociona, e eu sei que é meu destino mostrar aos outros que este silêncio, esta luz, esta bênção é minha dança. Eu ganho este presente apenas para dar novamente.

“Rápido, dê!” diz a luz.

Como nunca fiz antes, tento obedecer, inventando novos passos, novos gestos de alegria. De repente eu senti onde estava, correndo subindo a colina. A luz do meu quarto está acesa. Vê-la me traz de volta para baixo. Começo a sentir meu coração batendo, meus braços sonolentos, o sangue quente em minhas pernas.
Minhas células querem dançar mais devagar. “Podemos andar um pouco?” elas perguntam. “Foi uma loucura.” “Claro!” respondo desacelerando o passo.

Viro a maçaneta, levemente ofegante, feliz pelo cansaço.
Rastejando de volta para minha cama. Lembro-me de algo que sempre tive dúvida. Dizem que algumas estrelas que vemos não estão lá. Sua luz leva milhões de anos pra nos alcançar, e tudo o que fazemos e olhar para o passado, para momentos mortos quando as estrelas ainda estão brilhando. “Então o que uma estrela faz quando pára de brilhar?” Eu me pergunto, “Talvez morra.”

“Oh, não!” uma voz em minha mente diz. “Uma estrela nunca morre. Ela se transforma em um sorriso e volta a música cósmica, a dança da vida.. “Gostei deste pensamento, o último que tive antes de meus olhos fecharem. Com um sorriso, eu volto para a música em mim.

(Dancing The Dream – Michael Jackson)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.