Fedora, também chamado Borsalino, é um tipo de chapéu, ordinariamente em feltro, fabricado no formato do chapéu Panamá, e que fez grande sucesso no século XX, a partir dos anos 20, embora diga-se que tenha sido inventado em meados da década anterior
Chapéus com a copa em formato de C, denominada de coroa (pois há uma depressão na parte central), também são comumente chamados fedora.
Fedora é um nome feminino russo, versão local para Teodora – e que foi tornado popular na peça teatral Fédora, de Victorien Sardou, feita para Sarah Bernhardt – e depois vertida em ópera por Umberto Giordano, em 1898 – grande sucesso no começo do século XX, tendo Enrico Caruso no papel de amante da personagem-título. Embora não haja ligação aparente entre o chapéu e a peça, o nome foi popularizado por esta.
A fábrica italiana de chapéus e acessórios masculinos Borsalino reivindica a criação do modelo de chapéu, que era produzido em feltro, cuja matéria-prima era a pele de coelho. Em alguns países, como a França e até mesmo no Brasil, o fedora é comumente chamado borsalino.
No Reino Unido, o chapéu fedora é também chamado de trilby.
Seu sucesso iniciou sucesso no século XX, a partir dos anos 20, principalmente nos filmes de Hollywood a partir dos anos 40, como Humphrey Bogart no clássico Casablanca, , além de identificar o estereótipo de gangsters e detetives como Al Capone.
Harrison Ford foi outro ícone a usar o fedora em filmes como Indiana Jones nos 4 filmes de Steven Spielberg.
Outro grande nome relacionado ao chapéu fedora é o astro pop Michael Jackson, que tornou o chapéu, assim como as luvas, marcas registradas do seu visual.
O chapéu fedora é certamente o mais utilizado atualmente: um coringa do estilo que incrementa bem o visual urban chic. Pode ser usado no dia-a-dia, balada e até mesmo uma festa mais mais.. experimente!!
Usuários
Al Capone, mafioso estadunidense
Alain Delon, ator francês
Anthony Quinn, ator estadunidense
Benito Mussolini, político italiano
Britney Spears, cantora Pop
Charlie Chaplin, cineasta britânico
Ernest Hemingway, escritor estadunidense
Frank Sinatra,cantor e ator estadunidense
Federico Fellini, cineasta italiano
Fred Astaire, ator e dançarino estadunidense
Gabriele d’Annunzio, poeta italiano
Gary Cooper, ator estadunidense
Giovanni Agnelli, empresário italiano
Giuseppe Verdi, compositor italiano
Hirohito, imperador japonês
John Belushi, ator estadunidense
Johnny Depp,ator estaduniense
Justin Timberlake, cantor pop, compositor, ator, produtor e dançarino estadunidense.
João XXIII, Papa
Meyer Lansky, mafioso estadunidense
Michael Jackson, cantor pop, compositor, ator, produtor, dançarino e recordista de vendas norte-americano
Napoleão III, presidente e imperador francês
Orson Welles, cineasta estadunidense
Pancho Villa, general mexicano
Robert Redford, ator estadunidense
Álic Andrada, guitarrista brasileiro
Synyster Gates, guitarrista da banda Avenged Sevenfold
Warren Beatty, ator estadunidense
Winston Churchill, estadista britânico
Yul Brynner, ator estadunidense
DJ Ashba, guitarrista da banda Guns N’ Roses
Bruno Mars, Cantor e compositor
Esse acessório, que foi hit entre os homens no final do século XIX, se tornou uma daquelas peças absolutamente indissociáveis da cultura pop. Nos anos 40, Humphrey Bogart usou o chapéu em filmes como Casablanca e O Falcão Maltês. É quase impossível encontrar uma imagem de Indiana Jones em que Harrison Ford não esteja com ele. E o detetive dos quadrinhos Dick Tracy, que virou filme nos anos 90, invariavelmente é retratado com a peça. Fora isso, atores como Fred Astaire e Robert Redford também ajudaram a popularizar o acessório.
O fedora ficou muito associado à Máfia, e Al Capone, um dos mafiosos mais conhecidos de todos os tempos, não dispensava o chapéu pra compor seu ar misterioso.
Várias caras do show bizz apareceram recentemente com esse clássico. Teve Britney Spears e Rihanna, que inclusive usou o chapéu no clipe de Umbrella; além de Madonna, que está com o outfit na capa da Elle britânica de maio. Entre as atrizes, olho em Mary-Kate Olsen, Mischa Barton, Cameron Diaz, Penélope Cruz e Kate Bosworth. Já entre as modelos que aderiram, estão Agyness Deyn, Emina Cunmulaj e Julia Dunstall. E não dava pra esquecer Pete Doherty, roqueiro e ex-namorado de Kate Moss, que há tempos incorporou o fedora ao seu estilo.
Aqui no Brasil, quem já apareceu foi a Camila Pitanga, para a sua personagem Carol, na Novela Insensato Coração.
Para a produtora de moda capixaba Maria Sanz, do blog No provador, “um chapéu pode denotar singularidade, mistério, originalidade ou extravagância à personalidade” de quem usa. Então, se seu estilo permitir, aposte num fedora – e, como diz a Maria, “saia por aí usando um ponto de exclamação nas idéias.”
Fonte: http://falandodemichaeljackson.wordpress.com/2012/06/05/fedora/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.