THRILLER- O ALBUM DO SÉCULO
Thriller é o sexto e álbum de estúdio do cantor e compositor norte-americano Michael Jackson. Foi lançado em 30 de novembro de 1982 pela gravadora Epic Records, como sequência a Off the Wall, álbum de 1979 que foi um grande sucesso de crítica e público.Thriller explora gêneros semelhantes aos que foram abordados em Off the Wall, como o pop,soul, R&B, rock e o pós-disco.
As sessões de gravação ocorreram entre abril e novembro de 1982, nos Estúdios Westlake,[3]em Los Angeles, Califórnia, com um orçamento de 750.000 dólares, e o auxílio do produtorQuincy Jones. Jackson compôs quatro das nove faixas de Thriller. Em pouco mais de um ano, o álbum se tornou - e continua a ser, até 2010 - o álbum mais vendido de todos os tempos, com vendas estimadas por diversas fontes entre 65 e 110 milhões de cópias ao redor do mundo, além de ser o álbum mais vendido da história dos Estados Unidos . Sete das nove canções do álbum foram lançadas como singles, e todas chegaram às dez primeiras posições da Billboard Hot 100, parada de sucessos da revista americana Billboard. O álbum conquistou um recorde de sete Prêmios Grammy em sua edição de 1984. O livro Guinness dos Recordes o lista como o mais vendido da história, adquirido por mais de 140 milhões de pessoas até 2006.
Thriller solidificou o status de Jackson como um dos principais pop stars do fim do século XX, e lhe permitiu derrubar barreiras raciais através de suas aparições na MTV e encontros com opresidente americano Ronald Reagan, na Casa Branca. O álbum foi o primeiro a usar com sucesso o videoclipe como ferramenta promocional - os videoclipes de "Thriller", "Billie Jean" e "Beat It" eram exibidos constantemente na MTV, e foram considerados "inovadores" para a época.
Em 2001 uma edição especial do álbum foi lançada, que contém entrevistas adicionais (em áudio), uma gravação demo de "Billie Jean", e as canções "Someone in the Dark" e "Carousel". Em 2008 o álbum foi relançado como Thriller 25, com remixagens nas quais participaram artistas contemporâneos, uma canção inédita e um DVD.
Thriller ficou na vigésima posição da lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos"feita pela revista Rolling Stone em 2003, e foi classificada pela National Association of Recording Merchandisers na terceira posição de sua lista de 200 Álbuns Definitivos de Todos os Tempos. O videoclipe de "Thriller" foi preservado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no seu Registro Nacional de Gravações, por ser considerado "culturalmente significativo". O álbum também foi incluído na lista dos 200 álbuns definitivos feita pelo Rock and Roll Hall of Fame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.