domingo, 25 de novembro de 2012

Jackson Conquista Tokyo (NY Times, Setembro 1987)


New York Times, 14 de setembro de 1987.
TOKYO, 13 de setembro – Michael Jackson começou sua turnê mundial aqui no último sábado, cantando com ingressos esgotados para uma platéia de 38,000 fãs no estádio de beisebol Korakuen.
Enquanto o sr. Jackson fazia sua entrada, seus fãs se levantavam dos assentos e gritavam “My-ke-ru, My-ke-ry” – a pronúncia japonesa do seu nome.
“Eu não consigo parar de amá-lo!” exclamou a srta. Ikeda, 19 anos de idade, pegando emprestada a letra da nova canção do sr. Jackson, I Just Can’t Stop Loving You. A srta. Ikeda, que disse que fez questão de estudar as letras das canções do sr. Jackson para que ela pudesse entendê-las, foi para a Califórnia e para a Flórida há três anos atrás só para vê-lo se apresentar.
Ikuko Yamahoto, 18, chegou ao show usando chapéu e luva brilhante de Michael Jackson. “Mesmo que eu não entenda as letras,” ela disse, “as melodias dele vão direto para o meu coração. Ele é mágico.”
O sr. Jackson, 29 anos, apareceu no palco rodeado por fumaça branca e feixes de luz. Depois de abrir o show com Wanna Be Startin’ Something, ele disse “Konnichiwa” – “oi” em japonês – e a platéia explodiu em aplausos.
As canções do álbum Thriller tiveram uma recepção especial. Quando o sr. Jackson apresentou seu sucesso Beat It, praticamente todos no estádio bateram palmas e dançaram à música.
Quando o show terminou, meninas jovens podiam ser vistas arrancando cuidadosamente os posters de Michael Jackson que estavam nas paredes do estádio, para levá-los para casa como lembrança.
“Foi uma graça quando Michael falou em japonês,” disse Kaoru Imai, 26.
“O show foi melhor do que eu pensei que seria,” disse Mitsuo Awaka, explicando que ele tinha dúvidas se Jackson seria capaz de reproduzir a qualidade de seus discos em um show ao vivo.
O sr. Awaka acrescentou, “Se eu conseguir outro ingresso, eu gostaria de vê-lo se apresentar novamente.”
“Tufão Michael,” como o sr. Jackson está sendo chamado pela mídia aqui, tem causado tumulto no Japão desde o final de junho, quando seu empresário anunciou que o cantor iria começar sua primeira turnê solo mundial no país. Ele está marcado para se apresentar em Tokyo e outras três cidades aqui. Ingressos para todos os 13 shows, variando entre $35 e $45, esgotaram horas depois de abrirem as vendas, e dizem que cambistas estão faturando até $775 por eles.
Fotos do sr. Jackson são estampadas em ítens que vão de capas de revistas até toalhas de mão. Há camisetas de Michael Jackson sendo vendidas a $14, cópias de autógrafos de Michael Jackson por $10, e “chapéus do Michael”, como aqueles que ele usa no palco, a $32.
“Os chapéus estão vendendo muito,” disse Ayumi Fukuda, uma das 100 jovens vendendo souvenirs em frente ao estádio no sábado.
Mas ela acrescentou que os posters de Michael Jackson, o livro de fotografias e as sacolas de compra do Michael Jackson também eram populares.
Bad vende bem
Outro dia, em frente uma loja de discos na tumultuada área de compras de Tokyo, dezenas de jovens se amultuaram em frente a dois monitores de televisão que estavam tocando clipes de Michael Jackson. Um vendedor da loja disse que o álbum Bad estava vendendo muito bem – particularmente na versão em CD.
“Nós começamos com 500 na loja,” ele disse. “E em três dias, 300 já tinham sido vendidos.”
Existem “Espaços do Michael” em lojas de discos de Tokyo que vendem todos os álbuns do sr. Jackson assim também como memorabilia do cantor. O disco Bad foi lançado aqui em 31 de agosto, e mais de 150,000 cópias foram vendidas no primeiro dia. Inicialmente, 450,000 cópias do disco foram prensadas e enviadas às lojas de disco, mas as lojas já estão fazendo mais pedidos, dizem que numa faixa de 10,000 cópias por dia. Cerca de dois milhões de discos de Michael Jackson, ambos novos e velhos, devem ser vendidos no Japão até o final do ano.
Acompanhado por Bubbles
O sr. Jackson chegou no aeroporto Narita na quarta-feira, e embora os patrocinadores dos shows, N.T.T., Pepsico e Nihon Television, tentassem manter sua data de chegada e horário em segredo, centenas de fãs estavam lá para saudá-lo.
O chimpanzé de estimação do sr. Jackson, Bubbles, que recebeu aqui tanta publicidade quanto o astro do rock, chegou algumas horas antes, usando uma camisa de listras vermelhas e brancas. Bubbles foi acompanhado por três membros da equipe de Jackson.

Lojas em Tokyo começaram a vender chimpanzés de pelúcia chamando-os de “Animais do Michael”, em homenagem a Bubbles. E a rede de lojas de sorvete Hobson anunciou que estava celebrando o começo da turnê do sr. Jackson dando uma concha de sorvete grátis para cada consumidor que comprasse um Bubbles de pelúcia a $21.
Michael Jackson se apresenta no sábado à noite em Tokyo.

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