sexta-feira, 4 de maio de 2012

Never can say goodbye (02)



Sobre uma surpresa que Michael preparou para a família em 1983.

'Havia um projeto de decoração de Michael que ele estava determinado em manter em segredo. 'Não suba no sótão' ele avisava. 'Sótão' é como chamávamos dois quartos pequenos em cima da garagem. Era naqueles quartos que ele estava trabalhando. 'Bom, eu não vou' assegurei-lhe. Mesmo se eu quisesse meter o nariz e eu queria, eu não poderia. Michael mantinha a porta trancada.


Michael deixou que soubéssemos que ele estava preparando um presente para a família naqueles quartos. Um dia, finalmente, Michael disse: 'Eu quero a família toda aqui. Nós vamos ter uma festa. Eu quero mostrar a vocês o que eu fiz ao sótão.' Michael não precisou puxar ninguém pelo braço para eles irem até lá. Joe e as outras crianças estavam tão curiosos quanto eu em relação ao projeto misterioso de Michael. Michael trabalhou naquele sótão até o último segundo.


Mesmo quando estávamos todos reunidos na sala de jantar no dia designado, petiscando aperitivos que a sua cozinheira Rane havia preparado, Michael ainda estava correndo por ai com seus operários, tentando dar os últimos retoques em seu projeto especial. Alguma coisa deve ter dado mal, porque em dado momento eu o vi em lágrimas.


O que quer que tenha sido o problema, aparentemente Michael conseguiu resolvê-lo. Finalmente ele apareceu na sala de jantar com uma aparência muito mais feliz. Pedindo a atenção de todos – Michael sempre um show man – anunciou: 'Eu tenho uma surpresa para vocês.' 

Com isso ele nos levou silenciosamente para fora, até a porta que levava ao sótão. Subimos as escadas, em fila única. Eu não sei quem era o último da fila, mas ele ou ela devia estar morrendo por antecipação. Todos que chegavam ao cimo das escadas davam um grito ou choravam. O que Michael fez foi transformar os dois quartos em uma versão fotográfica de This is Your Life. Estrelado pela família Jackson.

'Tirar uma foto (dizia a mensagem na placa que Michael havia colocado na parede) é capturar um momento, parar o tempo. É preservar a maneira como éramos, a maneira como somos. Dizem que uma foto fala mais que mil de palavras. Assim, com essas fotografias eu vou recriar alguns momentos maravilhosos e mágicos nas nossas vidas…'





Michael tinha conseguido fotos da minha coleção pessoal. Um dia quando eu não estava por perto, ele entrou no meu quarto, abriu a mala onde eu as guardava, e ele próprio se serviu. As ampliações das fotos encheram cada centímetro de espaço disponível da parede. Estávamos todos muito surpresos, muito comovidos. Michael estava assistindo às nossas reações. Obviamente era muito importante para ele que nós gostássemos do que tinha feito.'



by Katherine Jackson (em seu livro My Family)


Jermaine Jackson acrescenta em seu livro You Are Not Alone:



'Michael literalmente preencheu as paredes e os tetos com imagens, onde floresciam grandes cópias de fotografias, correndo de uma para outra. Cada centimetro de superficie disponível - incluindo a parte de baixo do teto da garagem e dentro do armário - está até hoje coberto com esta montagem em preto e branco e a cores.


Não estou falando em fotos arrumadas em molduras como num museu; falo de paredes forradas com imagens, que oferecem uma rápida ideia dos nossos anos como grupo (banda), e os seus anos como artista solo; as suas memórias mais queridas emergem juntas num local que oferece um arquivo secreto da sua e da nossa jornada.


Eu estava sem palavras, tentando absorver a escala deste monumental projeto. Ali, estavam as fotos dos nossos avós, da família, da 2300 Jackson Street, a nossa infância, os dias dos Jackson 5, capas de revistas, fotos de publicidade na TV, habilidades que fazíamos em concertos e fotos das multidôes. O que quer que se lembre, ele afixou lá. Até a licença de condução da mãe, a certidão de casamento dos nossos pais e o seu antigo relatório escolar.


O segundo quarto está preenchido até ao fim com memorabilia, prêmios, recordações e caixas de vidro com as suas luvas de lantejoulas. Uma parede tornou-se a sua 'parede das celebridades' (meados dos anos 80) talvez umas 50 fotos dele com pessoas famosas. Para mencionar alguns: Julie Andrews, Elton John, Jackie Onassis, Frank Sinatra, Barbra Streisand, Sean Connery, Woopi Goldberg, Joan Collins, Liza Minnelli, Dustin Hoffman, Meryl Streep, James Brown e E.T., quando Michael narrou o LP E.T.: The Extra-Terrestrial story book. Há até uma imagem da nossa tutora, Rose Fine.


Mas as paredes não dizem tudo. Nas bordas, foram escritas mensagens com caligrafia perfeita, correndo em volta do quarto como aqueles novos rodapés no fundo do ecrã da televisão: Joseph Realizou Os Seus Sonhos Através De NósObrigado, Jehovah, Joseph, Mãe, Berry Gordy, Suzanne de Passe, Diana RossA Terra Tem Música Para Aqueles Que Ouvem.


No banheiro anexo ao sótão ele colocou um único item: uma imagem gigante do álbum de Diana Ross Why Do Fools Fall In Love (Porque os tolos se apaixonam) - um título que - eu penso - aponta para as suas próprias reflexões sobre a sua relação com Diana. A mim, parece-me significativo esta ser a única imagem que ficou isolada das restantes nos outros quartos.


Um dos dois quartos é dedicado aos anos dos Jackson 5. Ele ampliou uma foto de publicidade em preto e branco e nós ficamos com 5 pés de altura - subindo as escadas é a primeira imagem que se vê. Acima ele escreveu a sua própria legenda JUST KIDS WITH A DREAM (Apenas crianças com um sonho).


Esta galeria de fotos era também o seu escritório e o seu quarto de dança. Cada domingo era aqui que ele se fechava durante sessões de duas a três horas para ensaiar um passo de dança. Adoro pensar nele dançando cercado de memórias. Quando alguém diz que Michael estava sempre fugindo do seu passado e dos dias dos Jackson 5 eu dou um sorriso e penso no seu quarto de memórias e nas paredes que falam por cada um de nós dizendo: 'Tenha orgulho. Nunca esqueças.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.